segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Economia e o profissional de Turismo

O turismo é uma atividade que tem crescido muito durante o último quarto do século como um fenômeno econômico e social, pois motiva a produção de bens e serviços para o homem, a fim de satisfazer suas diversas necessidades básicas e secundárias. A própria dimensão e importância que o turismo alcançou, fez com que a necessidade de um profissional de turismo com diversos fundamentos e ensinamentos das ciências econômicas fosse fundamental para á pratica satisfatória dessa atividade.
O profissional de turismo antes de tudo precisa ter uma preocupação fundamental com a biodiversidade do ambiente, seu modelo de civilização e de cultura e também estar atento aos recursos humanos da localidade com finalidade turística, para poder assim, efetuar um planejamento de forma sustentável, sem danos maiores para a economia e para a comunidade local. Esse cuidado mostra que a atividade turística possui como a maior parte das atividades econômicas e sociais, a capacidade de promover impactos de ordem positiva e negativa.
Com base na economia esse profissional deve também buscar estudar, por um lado, a lógica do comportamento econômico dos viajantes (a decisão de viajar, o deslocamento, a hospedagem, a realização dos motivos da viagem, a permanência e os gastos), e, por outro lado, o comportamento das empresas e dos agentes públicos que operam nas localidades emissoras e receptoras. Essa análise econômica do turismo faz-se, principalmente, a partir da mensuração dos produtos (bens e serviços) que os visitantes consomem durante suas viagens e dos impactos que a oferta desses produtos exerce sobre as variáveis macroeconômicas e sua inter-relação com as demais atividades da economia.
Portanto, deve-se buscar compatibilizar o atendimento das necessidades sociais e econômicas do ser humano com as necessidades de preservação do ambiente, dos recursos naturais, da cultura e costumes, de modo que assegure a prática da atividade turística de maneira satisfatória. O resultado esperado por parte dos profissionais de turismo é de que as cidades receptoras consigam a sustentabiliade econômica, preservem a cultura e o meio ambiente e garantam a aprovação por parte da comunidade e de seus visitantes.

Nenhum comentário: