quinta-feira, 27 de setembro de 2007


Cinco localidades do estado terão recursos do Mtur

Cinco regiões da Bahia estão entre as localidades brasileiras consideradas prioritárias para a aplicação de recursos financeiros e técnicos do Ministério do Turismo (MTur). Lençóis, Maraú, Mata de São João (litoral norte), Porto Seguro (Arraial d´Ajuda, Trancoso e Caraíva) e Salvador aparecem na lista dos 65 destinos brasileiros considerados capazes de induzir o desenvolvimento regional nesse setor. Para o gerente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), regional Bahia, Luiz Blanc, a iniciativa deve contribuir para elevar a infra-estrutura turística dessas cidades. “Com certeza, o fato de terem conseguido passar na seleção do ministério será um facilitador, principalmente com relação à distribuição das verbas”, comenta.
Segundo o dirigente, a medida surge em boa hora, já que algumas dessas áreas têm convivido com a ausência de investimentos nesse campo. “Sabemos que Salvador não está bem nesse quesito. Locais como a Lagoa do Abaeté estão um pouco abandonados. No Pelourinho, por exemplo, falta segurança e limpeza, inclusive, alguns restaurantes têm ido embora devido a falta de público”, ressalta.
Selecionadas através do Programa de Regionalização do Turismo, que identificou um total de 3.189 municípios com potencial nesse segmento, os contemplados terão a missão de impulsionar o crescimento do setor e da economia regional. Cada estado teve pelo menos um destino escolhido, sendo que o objetivo do plano é transformar esses áreas, até 2010, em pólos de referência para o turista, com padrão internacional.
Dentre as ações já adotadas, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, assinou um convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a realização de estudos com o propósito de mensurar o nível de competitividade dessas regiões. A intenção é analisar diversos aspectos em torno da atividade turística nesses pontos, desde o acesso a esses locais, a preservação do meio ambiente, até sua capacidade empresarial. A médio prazo, o governo federal irá então, a partir desse levantamento, apurar se a área eleita desenvolveu ou não seu potencial em cada um dos quesitos avaliados.
Para passar no processo de seleção, os municípios tiveram que atender a determinados critérios técnicos, como possuir infra-estrutura básica e turística, além de ter atrativos qualificados e ser um núcleo receptor e distribuidor de fluxos nesse campo. Conforme dados do ministério, o Programa de Regionalização já investiu, de 2004 a 2007, cerca de R$56 milhões na gestão dessas localidades. Entre as propostas em pauta, está a desconcentração da oferta do turismo no Brasil, localizada predominantemente no litoral, através da interiorização da atividade e a inclusão de novos destinos nos roteiros já comercializados. (AA)
Fonte: Correio da Bahia/economia

Nenhum comentário: